quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Referenciais - Arte Japonesa

O pincel é o meio de expressão artística preferido dos japoneses, que praticam a pintura e a caligrafia tanto no plano profissional, quanto também como passatempo. Até aos tempos modernos, sempre se utilizava o pincel, e não a pluma, para escrever. Para os artistas, a escultura era um meio de expressão muito menos eficaz; a maior parte desta está relacionada com a religião e a sua importância diminuiu com a decadência do budismo tradicional. Já a cerâmica japonesa é uma das mais belas do mundo e a esta modalidade artística pertencem muitos dos objectos japoneses mais antigos que se conhecem. Quanto à arquitectura, revela claramente as preferências japonesas pelos materiais naturais, assim como a interacção do espaço interior com o exterior.
A principal característica da arte japonesa é sua polaridade. Por exemplo, na cerâmica dos períodos pré-históricos, a excessividade deu lugar a uma arte disciplinada e refinada. Da mesma maneira, há duas estruturas do século XVI, radicalmente distintas: o palácio de Katsura, perto de Kyoto, é uma amostra da simplicidade das linhas, nas quais se destacam as madeiras naturais e a integração com os jardins circundantes, com o que sua beleza foi conseguida quase por acaso; em contraste, o templo-santuário mausoléu de Toshogu, no monte Nikko, é uma estrutura rigidamente simétrica, com relevos coloridos que cobrem toda a superfície visível.
A arte japonesa valoriza-se não só pela sua simplicidade, mas também pela exuberância das cores, e tem exercido uma considerável influência sobre a pintura e a arquitectura ocidentais dos séculos XIX e XX, respectivamente.

Arte Jomon e Yayoi
Durante o período de 7000-250 A.C, feito com pequenas figuras de Argila (dogre,é o nome da argila) e vasilhas, desde a antiguidade é preciso guardar coisas. Jarros Jamon são os mais antigos conhecidos no mundo. No Yayoi apareceram imigrantes por volta de 350 A.C.
Começaram a cultivar arroz. Técnicas para desenvolver metais para forjar armas e cerâmicas com ambos de cozimento no forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário